terça-feira, 11 de outubro de 2011

Biojoias feitas com chifre bovino


Você já ouviu falar em biojoias? São peças produzidas a partir de matéria prima orgânica, seja animal ou vegetal. Uma das marcas que atua nesse segmento é a Jóias do Pantanal, uma empresa de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, que fabrica biojoias com chifre bovino. Os chifres são obtidos em frigoríficos certificados, tratados e acrescentado a eles fios de algodão, aço inox, pedras, fios de couro, folheados em ouro, pérolas de água doce e outros materiais que compõem as belíssimas peças da marca.

Segundo Isabel, uma das proprietárias, a técnica utilizada por ela e sua sócia, Verhusca, é tradicional e dispensa a utilização de produtos químicos. "Nossa intenção é preservar a cultura local, como no caso do trançado pantaneiro, que aprendemos com um peão do Pantanal", explica.

Peças produzidas com a famosa técnica trançado pantaneiro


O mais bacana da Jóias do Pantanal é todo o trabalho social envolvido no processo de produção artesanal das peças. A marca trabalha em parceria com artesãos que cortam e montam as biojoias, promovendo o incremento da renda familiar e da auto-estima dos moradores da região. "O chifre bovino era utilizado apenas na confecção de guampas para tomar tereré (uma espécie de mate gelado) e berrantes. Quando iniciei, em 2002, o trabalho foi árduo, pois estava em um mundo masculino pedindo peças femininas", relembra Isabel, que hoje comemora o sucesso da loja própria e as vendas no atacado e varejo. Ficou curiosa para saber mais sobre esse lindo trabalho? Visite o site da Jóias do Pantanal.





Um beijo,
Débora

Fotos: Reprodução Jóias do Pantanal




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver