quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Do primeiro alforge às modernas clutches

O que seria de nós, mulheres, sem as bolsas? Independente do tamanho, formato ou material, creio que são raras as mulheres que dispensam o uso de uma bolsa no dia a dia. Ah, e hoje os homens também já estão usando o acessório para tornar a vida mais prática. A bolsa complementa o visual, dá graça, charme, modernidade, transmite mais informação do que você pode imaginar. Imagine uma menininha vestida de rosa, com lacinhos e uma bolsa preta com estampa de caveira, o que ela tem a dizer? Que na verdade ela não é tão ingênua e romântica assim, por traz da aparência deve estar uma mulher determinada e audaciosa. Essa leitura é possível ser feita analisando apenas a bolsa em complemento ao visual.

Não há registro histórico de quando surgiu a primeira bolsa, mas imagens antigas revelam que sacos de couro eram usados para carregar alimentos, dinheiro, ouro e pedras preciosas. Uma das primeiras citações sobre a bolsa feminina está na Bíblia e data de 750 a.C., aproximadamente, segundo matéria no portal São Francisco*. Uma das primeiras imagens da bolsa usada pelos antigos é a do alforge, um saco de couro amarrado na cintura, nos ombros ou preso a cela dos animais para carregar alimentos ou dinheiro durante a Idade Antiga. 

Alforge, uma das primeiras bolsas de que se tem notícias


Foi durante o século XV que as bolsas passaram a ser usadas por homens e mulheres e se tornaram uma espécie de relicário por armazenarem objetos preciosos, além de dinheiro. Depois surgiram bolsas específicas para carregar remédios, tabaco, alimentos... As bolsas ficaram maiores, grandes, enormes, passaram a ser feitas com diversos materiais, ganharam inúmeros formatos e hoje o que temos em alta na moda são as famosas e desejadas clutches.


As clutches são as queridinhas do momento

Se você vai a uma balada, lá estão elas. Se vai a uma festa de gala, olha lá uma clutch. Essas bolsas surgiram na década de 1970 como uma versão maior das carteiras de mão. Porém, o que fez bastante sucesso naquela época foram as carteiras. As clutches ganharam mais notoriedade nos últimos anos, principalmente depois de renomados estilistas como Alexander McQueem lançarem modelos super ousados. Aí caíram no gosto de modelos, editoras de moda, artistas e pronto, virou tendência.

Versáteis, elas compõem diversos looks diferentes e são perfeitas para carregar poucos objetos. Se você não gosta de se sentir presa, escolha um modelo com alça para pendurar no punho. Procure fugir do padrão, se vai usar uma clutch faça com que ela dê um up no visual seja pela cor, formato ou material. Fuja da preta, reta, básica. Ter um modelo bem diferente dessa bolsa de mão é um grande trunfo no guarda-roupa. Por isso, separei algumas clutches modernas e ousadas pra você, olha só:
Clutch imponente, de Alexander McQueem
Modelo fita cassete, da Chanel

Feita de papel, da La Alicia

Elas podem ser tropicais como essas que lembram frutas

Glamour total com o modelo de cristais

Em plástico, a cara do verão, de Christopher Kane

Fazendo a linha artesanal com bordado de miçangas


Já escolheu o seu estilo de clutch? Espero que tenha gostado da matéria.
Beijos,

Débora

Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver