terça-feira, 7 de agosto de 2012

A arte dos bordados feitos a mão

Oi pessoal! Estive no último domingo, dia 5/8, visitando o Festival de Artesanato Algodão Doce, realizado no Centrosul, em Florianópolis. O evento reuniu uma série de artistas e artesãos de vários estados brasileiros e, principalmente, aqui de Santa Catarina. Encontrei muita coisa linda por lá, mas o que mais me encantou foram os bordados feitos a mão pelas mulheres do Matizes Dumont. O grupo é composto por seis artistas de uma mesma família, de Pirapora, em Minas Gerais e existe há mais de 50 anos.

Lá no festival encontrei vestidos infantis, batas e vestidos adultos, além de capas de almofadas e outros artigos decorativos. Os bordados são lindos, repletos de detalhes, coloridos e exclusivos. Conversei com a Maria Helena, neta da criadora do grupo, e ela me contou que é impossível repeti-los. Os desenhos são feitos em cambraia, linho, seda, organza, algodão... E hoje eles estão até em telas e forma de livros para todas as idades. O grupo Matizes Dumont já ilustrou, inclusive, obras de autores brasileiros como Jorge Amado, Ziraldo, Manoel de Barros, Rubem Alves, Carlos Brandão, entre outros.



E não são apenas nos bordados que as mulheres da família dão show. O grupo é formado por arte-educadoras e ambientalistas que atuam em projetos que integram o Instituto de Promoção Cultural Antônia Diniz Dumont, o ICAD. Há trabalhos de Inclusão Social por Meio da Arte, Educação e Cultura Popular, Saúde e Meio Ambiente, Processos de Grupo e Planejamento.

Estava sem a minha máquina fotográfica, mas fiz algumas fotos do celular para mostrar a vocês essa beleza que me encantou.


Um beijo!




Fotos: Débora Ferreira






Um comentário:

  1. Muito lindo os bordados e o trabalho social que elas fazem!
    Finalmente adquiri meu vestido neste evento! amei!
    Sem contar que elas são uma simpatias de pessoas :)

    ResponderExcluir

Comente sobre o que você acabou de ver