sábado, 23 de agosto de 2014

Certo e errado no trabalho


   

Você já parou para pensar que passa a maior parte do dia ao lado de pessoas as quais não escolheu a companhia? Elas estão ao seu lado diariamente pelo menos 8 horas e vocês precisam e devem conviver em harmonia. Esses amigos que a vida nos traz são os nossos colegas de trabalho e para que a relação seja saudável é importante seguir algumas regrinhas básicas de convivência e, por que não, de sobrevivência!   


Separei aquelas que acredito que sejam as mais importantes. A primeira é para que tenhamos cuidado com as ligações telefônicas. Seja breve e evite falar alto, principalmente quando o assunto for particular. O tom de voz está entre as maiores reclamações em ambientes de trabalho. Controle seus tiques nervosos como mexer as pernas de modo a balançar a mesa, apertar a tampa de canetas, assoviar, batucar enquanto fala ao telefone.   


Baixe o volume do seu celular e carregue-o consigo sempre que sair da sala, pois não há nada mais desagradável que celular tocando sem parar! Anote os recados quando seu colega não estiver no local para lembrar de comunicá-lo.  

 

Se gosta de trabalhar ouvindo música faça isso com fones de ouvido porque nem todos gostam do mesmo gênero musical. Ah, e atenção com o volume, as pessoas não devem ficar gritando ou ter que levantar da mesa para falar com você. Mantenha atenção no que se passa ao seu redor.   


A mesa de trabalho também merece atenção especial. Não acumule papéis e pastas, mantenha o local limpo e organizado, pois isso passa a ideia de que você dá conta do trabalho. E mais, evite os excessos de enfeites como bichinhos de pelúcia, dezenas de canetas, canecas, vasinhos e fotos. Você pode personalizar seu espaço de trabalho, mas faça de maneira discreta. Há empresas que não permitem, sequer, uma foto sobre a mesa. 


Por isso, não abuse caso a sua seja mais flexível, até porque é a sua imagem profissional que está em jogo e se encher o local com ursinhos, bonecas e carrinhos seus colegas acharão que ainda está na pré-adolescência.


BJ

Débora Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver