sábado, 6 de setembro de 2014

Pode selfie no trabalho?

Ontem foi dia da minha coluna no jornal Rota dos Canyons e para quem não pode acompanhar, o post de hoje traz na íntegra o texto sobre selfie no trabalho. pode degustar a vontade...



A selfie, aquela foto tirada de si mesmo, sozinho ou acompanhado, com celular, já era febre no mundo todo, principalmente entre as blogueiras de moda. Mas quando os atores de Hollywood fizeram a foto na cerimônia do Oscar esse ano, aí sim o clique “de si mesmo” se popularizou. E no trabalho, vale fazer selfie?

Essa é uma questão bastante particular e cabe ao profissional perceber os perigos de uma selfie mal feita. Algumas regras simples devem ser levadas em consideração para não cometer erros. As principais são: evite mostrar o escritório e principalmente áreas reservadas da empresa, não bata foto comendo ou com bebidas nas mãos, não mostre documentos, cuide para não fotografar clientes e logomarcas de empresas parceiras.

Tomando esses cuidados a selfie pode ser feita, desde que trate de você e não da empresa. Lembre-se que a rede social é sua, portanto, evite misturar perfil profissional e pessoal. E se for fazer uma foto com os colegas de trabalho, certifique-se de que todos estão de acordo com o clique e cuidado com a pose.

Porém, a selfie nem sempre é bem-vinda, principalmente para os profissionais das áreas da saúde e alimentação, por exemplo. Se você trabalha em clínicas, hospitais e laboratórios, ou bares e restaurantes, evite ao máximo as selfies durante o expediente. Certas profissões não permitem que o profissional se exiba tanto assim. Afinal, quem vai sentir segurança com um médico que faz pose enquanto opera um paciente ou aplica medicamentos. Ou então enquanto um chef de cozinha prepara os alimentos ou um garçom serve os clientes?



Nesses casos, as selfies ficam para a hora do intervalo, com muito cuidado porque esses lugares prezam pela limpeza e pela postura correta dos profissionais.

E, por fim, a regra de ouro para todos. O trabalho é local para produzir. Caso vá fazer selfies ou conferir as redes sociais, faça durante o período de intervalo ou nos horários de lanches. Por mais liberal que seja a empresa que você trabalha, lembre-se que a sua postura é observada por todos, inclusive por aqueles que estão fora e pensando: “será que essa pessoa não trabalha, vive postando fotos e comentários nas redes sociais”?


Débora Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver