domingo, 26 de setembro de 2010

Decifre a etiqueta

Toda vez que você lava uma roupa deveria ficar atento ao que está escrito na etiqueta, principalmente se for aquele vestido lindo, e caro, que você tanto gosta. Ela é uma exigência legal cobrada dos fabricantes ou importadores e deve trazer a indicação do tamanho da peça, nome ou razão social da empresa, país de origem, composição e as recomedações de lavagem e secagem para melhor conservação.

Como não daria para escrever todas as indicações nas etiquetas por falta de espaço, foram criados os símbolos. Porém, muitos deles são estranhos para a maioria das pessoas e, sem saber o que significam, passam completamente despercebidos. Para auxiliar você a identificá-los e a cuidar melhor das roupas, seguem algumas dicas simples, mas que valem ouro. Tome nota:


Lavagem: O tanque indica que a roupa pode ser lavada na máquina de lavar roupas. Se tiver número dentro, por exemplo 40º, a roupa deve ser lavada em temperatura máxima de 40 graus. Caso haja dois riscos cruzados em cima da figura é proibido lavar na máquina. Também pode aparecer o desenho de uma mão dentro do tanque. Nesse caso, a roupa só pode ser lavada à mão.

Alvejamento: O triângulo é o símbolo do alvejamento. Quando houver dois traços cruzados sobre a figura (como na foto), não é permitido o uso. Se não tiver os traços, pode-se usar alvejante.


Secagem: O quadrado explica como a roupa deve ser colocada para secar. Se tiver um círculo dentro, pode secar na máquina. Caso haja dois círculos - um dentro do outro -, a temperatura da máquina deve ser mínima. Se tiver dois traços cruzados, não deve secar na máquina. Se houver linhas horizontais dentro (como na foto), a roupa deve ser colocada para secar na horizontal. Se as linhas estiverem na vertical, a roupa deve secar na vertical sem torcer. Caso haja um semi-círculo dentro do quadrado, a secagem é na vertical.


Lavagem a seco: Um círculo com a letra P dentro indica que a lavagem deve ser a seco. O P também mostra o tipo de produto que deve ser utilizado. As letras dentro podem variar conforme os produtos permitidos para aquela peça. Dois traços cruzados sobre a figura mostram que a roupa não deve ser lavada a seco.


Como passar: A figura do ferro indica a temperatura que a roupa deve ser passada. Quanto menos pontinhos dentro do ferro, menor a temperatura. Eles variam de um (120º/frio - como na foto) a três (200º/quente). Como nos outros símbolos, os dois traços cruzados sobre a figura indicam que não se deve usar ferro de passar roupas.

Beijos!

Débora Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver