domingo, 26 de setembro de 2010

Roupas para o trabalho

Uma pergunta que poucas pessoas fazem a si mesmas antes de se vestir é: como quero ser vista? Pode parecer bobagem, mas a escolha da roupa diz muito e pode passar uma imagem completamente oposta ao que você acredita ou como se comporta. Agora pense no ambiente de trabalho. Como você quer ser vista pelas pessoas que a rodeiam? Deseja passar uma imagem de autoconfiança, seriedade, jovialidade, criatividade?


Para entender melhor isso tudo foram convencionados quatro códigos de estilo para o trabalho: clássico formal, formal contemporâneo, casual profissional e esporte profissional. Conforme o local de trabalho e atividade, veja qual estilo mais combina com você.

Clássico formal - indicado para atividades tradicionais (advocacia, alto executivo) e para pessoas que defendem uma posição de destaque na empresa. Bolsas estruturadas, sapatos fechados, cores sóbrias e jóias discretas.


Formal contemporâeno - indicado para quem trabalha com negócios, defende uma posição alta dentro da empresa, mas que deseja aliar modernidade ao look. Use peças tradicionais, alfaiataria e misture com peças de tendência e cores mais vibrantes. Porém, mantenha o estilo clássico.

Casual profissional - Geralmente as pessoas que trabalham em áreas que exigem menos formalidade e que usam a criatividade são adeptas desse estilo. Escolha roupas mais confortáveis, com peças de tendência, misture cores, use bijuterias e acessórios modernos. Esse estilo é indicado para quem trabalha em empresas mais liberais, porém não confunda liberal com "pode tudo". Você está no ambiente de trabalho e precisa ser discreto.

Esporte profissional - esse é o estilo mais simples para ambientes de trabalho, mas vale ressaltar que simples não significa usar tênis e camiseta - a não ser que este seja o uniforme da empresa. No local de trabalho você está sendo avaliado constantemente e a sua imagem conta pontos. Um visual desleixado pode revelar descomprometimento com o trabalho. Se você gosta de roupas confortáveis e trabalha em áreas menos formais, opte pelo esporte profissional e use calças jeans (de cores escuras e não muito justas), blusas sem decotes profundos, sapatilhas, bolsas grandes, acessórios e bijuterias.

Beijos!

Débora Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver