domingo, 10 de outubro de 2010

Moda e comportamento

Atingimos um momento histórico onde não se sabe extamente o que vestir, como se comportar. São tantas informações e tantas exigências que os outros ou nós mesmos nos impomos, que em alguns momentos dá vontade de dizer: "chega, eu quero fazer do meu jeito!" Pois saiba que agir do seu modo muitas vezes é a melhor opção. Nada é mais "estiloso" do que ser natural.
(foto: Amendoas/ Creative Commons Licence)

Quando você é genuíno, suas ações refletem seu estilo de ser. Se você vai a uma festa super chique e não sabe qual talher usar para comer frutos do mar, não parecerá tão feio se você agir naturalmente, perguntando a quem está do lado ou analisando como as pessoas fazem para depois repetir. Feio fica se você quiser mostrar que sabe - o que de fato não sabe - escolhe o talher errado e ainda age com arrogância. Nesse caso, você passa a ser uma cariatura e as outras pessoas poderão rir da situação.

Nosso comportamento mudou muito nos últimos anos e essas dúvidas de como agir, e até mesmo as cobranças, podem ser explicada pela evolução da moda e da etiqueta nos últimos 60 anos. Entenda essa evolução:

1950 - A década do clássico
Era do glamour cnematográfico, onde o jeito americano de viver se impõe. Surgem as facilidades da vida moderna e o apelo ao consumo de massa. A moda ditava que as pessoas deviam ser bem-comportadas e chique era ser elegante.

1960 - A década das revoluções
Os jovens evidenciam-se por meio das revoluções e mudanças políticas da época. O mundo aceita a moda informal e as mulheres se liberam usando saias, tomando pílulas anticoncepcionais e a magreza começa a despontar como fator de beleza. A moda era ser revolucionário e ser rebelde estava em alta.

1970 - A década da curtição
A natureza e o étnico ganham força através do movimento hippie e o jeans vira praticamente uniforme. Estar na moda era ser liberal e experimentar tudo o que desse vontade. No fim da década, os punks roubam o cenário com seus ideias opostas aos hippies.
(foto acima: Vinícius Muniz/ Creative Commons Licence)

1980 - A década do poder
O avanço da AIDS freia o movimento liberal. É a vez do poder. Os yuppies - tribo da época - dominam o mundo e ostentam poder com carros , bebidas e roupas de marca. Começa a obsessão pela ginástica, uma onda fitness toma conta do mundo. Estar na moda era ostentar poder.

1990 - A década da individualidade
O básico vira moda e o minimalismo chega para fazer oposição ao exagero dos anos 80. A globalização atinge o mundo todo e se reflete na moda e no comportamento das pessoas. A individualidade ganha força e populariza profissões como personal treiner, personal stylist, personal computers. Surgem os emergentes e a indústria do luxo atinge seu auge. A moda era ser único e autêntico.

2000 - A década das celebridades
Aumentam e popularizam-se as cirurgias plásticas, a moda adere a customização - roupas exclusivas trabalhadas à mão. A internet ganha força e muda o comportamento das pessoas, aproximando a todos. Com isso, surgem os reality shows e uma onda de celebridades instantâneas. A moda é ser famoso.


Beijos!

Débora Ferreira


Um comentário:

  1. Adorei Débora... artigo muito esclarecedor... aprender nunca é demais, né!
    bjkas

    ResponderExcluir

Comente sobre o que você acabou de ver