quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Vamos fazer splatter?

Hoje o post fala sobre outra de minhas grandes paixões, a customização. Adoro mexer em peças e ressuscitá-las, hahaha. E vale tudo, desde aplicar pequenos detalhes como pedrarias e paetês, cortar, desbotar ou tingir. Essa semana aproveitei para dar uma cara nova a um colete velhinho comprado em um brechó. A peça não estava ruim, mas sabe quando a gente enjoa e não aguenta mais usar?

Pois bem, resolvi fazer uma técnica super fácil que usa apenas tinta para tecido. Chama-se splatter e eu a conheci por meio do artista plástico Maurício Ianês. A idéia é reproduzir no tecido pingos de tinta e para isso basta diluir em água, usar um pincel e pronto! O efeito final fica um manchado bonito e descolado e conforme a espessura do tecido e consistência da tinta, você tem uma estampa suave ou marcada. Mãos à obra!

Material
Pote plástico para diluir a tinta, pincel e tinta de tecido

A peça antes... Forre a mesa ou o chão com plástico para evitar manchas


Você pode escolher quantas tonalidades quiser misturar. Eu usei três cores e me inspirei na tendência Candy para renovar o colete.

Quanto mais clara for a tinta, menos água você deve colocar senão ela não aparece no tecido. Acrescente água aos poucos, misture bem e faça pequenos testes aplicando na peça.

Assim deve ficar o pincel. Quanto mais longe estiver do tecido, mais respingos fará. Deixe a gota de tinta cair sozinha ou balance o pincel para provocar que caiam aleatoriamente. Não se preocupe com o tamanho, quanto mais diferente, melhor.

Dilua a segunda cor e siga no mesmo processo na frente e nas costas da peça. 

Deixe para o fim a cor mais vibrante, ela tem o papel de iluminar. Faça os respingos em lugares ainda sem tinta.

Prontinho de frente e de costas. Coloque para secar e depois passe com ferro quente para fixar a tinta. Só então, lave a peça com sabão neutro.







Fotos: Débora Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver