sábado, 6 de outubro de 2012

Inibidor de prazer

Você sabia que a nossa sociedade está doente? Cada um de nós é um sério candidato a ser um renitente procrastinador de prazer. Mas o que seria isso? Posso lhe assegurar que é grave, gravíssimo, se não tratado a tempo. Trocando em miúdos, essa doença significa que o ser humano não se dá ao direito de gozar dos prazeres da vida e isso é fácil de diagnosticar. Vamos lá...


Você tem uma roupa ou sapato novo, com etiqueta e tudo, guardado no armário? Você é daquelas que guarda lingerie para um momento especial? E aquele conjunto lindo de toalha de banho, você guarda para quando for visitar alguém e exibir uma peça novinha? Você deixa de tirar os 30 dias de férias a que tem direito pelo simples fato de poupar alguns desses dias? Deixa de buscar aquele prêmio que ganhou na rifa da escola do filho? Se respondeu sim para uma dessas perguntas então seu diagnóstico é 'positivo'.

E por que será que isso acontece? Por que não nos permitimos gozar de momentos prazerosos? Dizem os especialistas que isso tudo é medo de ser feliz, sim, vou repetir, medo de ser feliz! A gente se acostuma com as dificuldades que a vida nos impõe e acabamos nos tornando sabotadores do próprio destino. Quer um exemplo claro? Há alunos que passam anos e anos e não conseguem se formar na faculdade. Ao invés de irem em busca do sonho profissional eles preferem se acomodar na rotina dos estudos por medo de encarar os desafios que a carreira irá impor.


É preciso nos darmos conta de que, quanto mais tempo adiamos os momentos de prazer, mais difícil será alcançá-los. Deixemos de lado o medo, a culpa, a insegurança e a baixa auto-estima, que nos paralisam. Vamos em busca dos pequenos prazeres que a vida nos dá, afinal, ela é tão curta que merece ser vivida intensamente, todos os dias!

Beijos


Débora Ferreira
jornalista de moda


Fotos: Marco Dutra/ Blog Novo Conceito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver