Você já fez compras pela internet? Pois o CDM resolveu escrever uma matéria especial que será postada em duas partes, hoje e amanhã, sobre o assunto e vai te contar como e-commerce vem conquistando clientes mundo afora e mostrar os principais sites de compras aqui e no exterior...
Imagine comprar aquela blusa linda que estampa a capa da revista de moda, o sapato usado pela celeridade que você adora e os melhores produtos para cabelo e maquiagem? Pois pare de imaginar e parta para a ação. Isso mesmo, com o comércio eletrônico nada mais fica no campo da imaginação, agora tudo é possível com apenas um clic.
O e-commerce, ou comércio eletrônico, começou no ano 2000, na Inglaterra, com o Net-a-porter, da ex-editora da Women’s Wear Daily e Tatler, Natalie Massenet. O primeiro site voltado para as apaixonadas por moda revolucionou o mercado de luxo. O grande diferencial, além das vendas online, era o formato do site, que funcionava como uma revista de moda com artigos e editorial. As pessoas iam lendo e, quando gostavam de algum item, bastava clicar e comprar! Muitos estilistas famosos começaram a participar do Net-a-porter dando dicas de como se vestir, como usar suas peças. Entre os nomes de peso reunidos no site estavam Christian Louboutin, Oscar de La Renta e Karl Lagerfeld.
Aqui no Brasil tudo começou com a empresária Giovanna Lemes Motta, que abriu o E-closet, um dos primeiros sites de venda eletrônica do país. Cliente de carteirinha do Net-a-porter, ela se inspirou nas principais facilidades da comprar pela internet para montar o seu negócio, como a velocidade e a comodidade. Entre as marcas vendidas no E-closet estão Cris Barros, Reinaldo Lourenço, Issa, Alexandre Herchcovitch, Juliana Jobour e Ara Vartanian.
A advogada Rúbia Silveira, de São José, é adepta do e-commerce. Ela conta que consome mensalmente e os preferidos são: roupas, produtos para os cabelos e livros. “A primeira vantagem é o preço. Na internet geralmente os produtos são mais baratos do que nas lojas físicas, mesmo pagando frete. E quando o frete é grátis, melhor ainda! Também tem a comodidade de consumir sem sair de casa, sem ter um vendedor pressionando”, destaca Rúbia.
Outro ponto super positivo das compras online é a democratização da moda. A possibilidade de conhecer e consumir produtos de diversas partes do Brasil e do mundo e com um clic estão à mão de todos. Isso contribui para que uma pessoa que talvez não fosse sair do país para comprar, adquira os produtos em casa. As multimarcas online derrubam as barreiras e fascinam os apaixonados por moda e pelo mercado de luxo. Além disso, dá para comprar muito sem precisar carregar uma sacola sequer! “Eu compro tudo pela internet, roupa, sapato, maquiagem, produtos para os cabelos. Não tenho tempo para sair de casa e olhar vitrine sem pressa, poder escolher. Na internet é muito mais fácil e não tem hora para as compras!”, defende a gerente administrativa Tamara Américo Preis, de Criciúma.
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Então não perca a segunda parte amanhã, com dicas dos melhores sites brasileiros e estrangeiros!
Um beijo,
Débora
Fotos: Reprodução internet
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