segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Grafite de tricô

Provavelmente você já deve ter visto pelas ruas da cidade, em elevados, muros e fachadas os desenhos de grafite, não é! E não estou falando de pichações, mas sim de ilustrações feitas por verdadeiros artistas de rua. Agora imagine se esses grafites fossem de tricô. Na verdade, o que tem acontecido em São Paulo é uma espécie de grafite em locais públicos utilizando linhas e muita criatividade.

Ônibus americano totalmente coberto de tricô 


O movimento surgiu nos Estados Unidos e foi batizado de Yarn Bombing, algo como 'Bombardeio de Novelos' ou Grandma Grafitti, 'Grafite da Vovó'. Aqui no Brasil a ideia foi adaptada pela estilista Cristiane Bertoluci e pela pesquisadora Carla Mayumi, organizadoras do movimento Tricotarde, que é uma reunião de mulheres - e não imaginem apenas vovós, há também meninas e jovens mulheres - apaixonadas por tricô que se encontram para tardes de conversa e trocas de técnicas e conhecimentos com as linhas e agulhas.

Cristiane Bertoluci com as agulhas em punho para mais uma tarde de tricô


A partir do Tricotarde elas resolveram seguir o movimento originário nos EUA e passaram a criar peças coloridas para enfeitar as ruas. As duas cobrem postes, troncos de árvores, balanços e brinquedos em parques infantis, bancos de praças e tudo o que virem pela frente. O grafite de tricô já acontece em várias partes do mundo e Cristiane e Carla pretendem colocar São Paulo entre os locais onde essa arte acontece.

Para você entender melhor como funciona o Tricotarde, confira o vídeo abaixo e perceba que entre as participantes estão mulheres de 25 a 40 anos, muitas delas blogueiras, com cabelos e roupas da moda, que passam as tarde tricotando em locais especiais como a Novelaria Knit, localizada na Vila Madalena, zona oeste da capital paulista.





E aí, gostou da proposta dessas meninas e mulheres? Que tal embarcar nessa onda e virar uma tricoteira você também?






Fotos: Reprodução 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver