sexta-feira, 19 de outubro de 2012

O manequim encolheu ou a gente engordou?


A cena aí acima tem se tornado cada vez mais comum. Quem nunca foi comprar roupa e começa a pedir um número maior e maior e maior e não entra em nenhuma delas? Se você tem certeza de que não engordou um quilinho sequer, então foi o manequim que encolheu.

Li recentemente na internet um texto que dizia que segundo uma pesquisa publicada no jornal Daily Mail, a média do manequim feminino aumentou dez centímetros nos últimos 40 anos. As calças de tamanho 44 tinham 24 polegadas, algo em torno de 60 cm, e hoje essa numeração equivale a 28 polegadas, ou 70 centímetros. O texto ainda dizia que as empresas aumentaram o manequim para não mexer na numeração, pois causaria constrangimento nas mulheres.


Pois eu acho que isso não aconteceu e está havendo o contrário. Nos últimos cinco anos muitas mulheres que mantiveram o peso, mudaram o manequim para um número acima e, muitas delas, usando sempre a mesma marca. Será mesmo que as empresas ampliaram os manequins? Só se for lá na Europa, porque a indústria da moda brasileira está interessada em reduzir os custos e isso impacta na qualidade dos produtos, acabamento e redução das modelagens.

Outro problema é a falta de uniformidade, cada marca cria o seu padrão e quem paga é o consumidor. Muito chato isso, não é! Eu boicoto as marcas que fazem modelagens pequenas porque acho que isso é uma tremenda falta de sensibilidade com a mulher. Só queremos que as roupas tenham o tamanho real, feitas para mulheres reais. Ah se nos pegam em um daqueles dias de TPM...


Débora Ferreira
jornalista de moda



Fotos: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver