quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Antecipando a coleção

Desfile Reinaldo Lourenço para SPFW (foto: Charles Naseh/reprodução site Chic)

Quem gosta de moda provavelmente sempre repara quando tem a principal semana de moda do país, a São Paulo Fashion Week. Geralmente os desfiles aconteciam seis meses antes da virada de estação, ou seja, em janeiro víamos as novidades do inverno e em julho as de verão. Mas esse ano houve mudanças e a SPFW ganhou uma edição extra que acaba de acontecer e que já antecipa as coleções de inverno. Sendo assim, a edição de verão 2014 também será mais cedo e a de janeiro cai fora.

Achei ótimo, muito bom mesmo. Isso sim é antecipar coleção e facilitou a vida dos jornalistas que trabalham com moda, que antes tinham muito pouco tempo para 'destrinchar' cada tendência apresentada. Claro que o ano foi de correria para os estilistas e os organizadores do evento, tanto que nem todas as marcas participaram, mas já é um começo que tenha ocorrido essa mudança. E aqui no Sul, mais especificamente em Florianópolis, porque não fazem o mesmo?

Desfile Ronaldo Fraga para SPFW (foto: Charles Naseh/reprodução site Chic)

Anualmente também temos duas edições do Donna Fashion, um grande evento de moda em Santa Catarina, mas que há anos vem perdendo o brilho porque já não antecipa mais nada. Esse ano a coleção de verão foi apresentada em setembro, quando todas as lojas já estão com as vitrines prontas e as revistas já anunciaram o que vem por aí. Qual o ineditismo disso? Eu confesso que já desanimei e nem acompanho mais o evento, que perdeu muito em qualidade, focando muito mais nos atores globais que vêm para desfilar do que na moda propriamente dita.

É uma pena, porque somos um estado rico e cheio de empresas bacanas e estilistas competentes criando peças lindas. Haveria muito para ser discutido, muitos estudantes e profissionais da moda adorariam ter um espaço para aprender e trocar conhecimento, mas o que acontece é um desfile de vaidade e uma gritaria em torno de atores e atrizes. Podiam tomar a São Paulo Fashion Week como exemplo e antecipar o calendário, já seria uma grande evolução. Fica a dica.


Débora Ferreira
jornalista de moda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver