terça-feira, 27 de maio de 2014

Qual a roupa certa? - #cronicadadebora


Mulheres com seios grandes devem evitar blusas de gola redonda, quem tem quadris largos não pode usar peças de cores claras porque aumentam as medidas, mulheres baixinhas devem passar longe das botas de cano alto. Provavelmente você já deve ter visto essas regrinhas em algum lugar. Pois bem, essas dicas fazem parte do universo da moda e vou confessar que até pouco tempo eu era uma defensora ferrenha delas.  
Eu disse era porque o tempo passou e as minhas convicções foram mudando. Saí da sala de aula - fiz consultoria em moda - seguindo a risca esses ditames, mas o dia a dia e a maturidade me fizeram ver além. Vale a pena deixar de usar biquini só porque está com alguns quilinhos a mais? Vale a pena viver sonhando com aquela bota linda de cano longo porque faltam alguns centímetros de perna? Vale abrir mão das nossas vontades?  

Foi uma foto da atriz Susana Vieira que me ajudou a "abrir os olhos". As regras existem e realmente ajudam a criar um visual mais harmônico, isso não dá para negar. O que não pode é sermos talhados por convenções. Na tal foto, a atriz - que tem mais de 70 anos - malha na academia com uma calça justinha e top que deixa a barriga de fora. Você pensou "nossa, como ela teve coragem de usar isso"? Simples, Susana Vieira é autêntica e faz o que gosta, mesmo que não agrade a maioria das pessoas. No fim das contas ela está certa!  

Você tem vontade de usar alguma coisa, mas evita por conta do julgamento alheio? Faça um exercício e imagine-se vestindo a tal peça ou agindo de certa maneira. Libertador, não é? É nisso que precisamos pensar, pois não vale a pena vivermos enclausurados em um mundo de convenções que não servem para todos. Não estou aqui repudiando essas regras, até porque, como já disse, elas tornam nosso visual mais harmônico. Porém, quebrar um padrão e vestir-se de felicidade também deve fazer parte do manual do bem vestir, é nisso que hoje acredito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente sobre o que você acabou de ver